Teatro Feluma foi palco de nova homenagem a JK

Solenidade contou com lançamento de documentário e abertura de exposição

 

Na noite desta quinta-feira (11), o Teatro Feluma recebeu uma ação conjunta dedicada à memória e ao legado do ex-presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek, com a exibição única de lançamento do documentário “Retratos de uma era: as fotos raras de JK” e a abertura da exposição “Dr. Juscelino, o médico que pensou o Brasil”.

O evento integrou a programação especial de aniversário dos 128 anos da capital mineira e foi realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma) e a Casa de Juscelino em Diamantina.

A solenidade contou com a participação de autoridades, como o presidente da Feluma, Dr. Wagner Eduardo Ferreira; a secretária municipal de Cultura de Belo Horizonte, Eliane Parreiras; a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Dra. Valma Leite da Cunha; e o diretor-presidente do Museu Casa Kubitschek, Sr. Serafim Melo Jardim.

O documentário Retratos de uma era: as fotos raras de JK apresentou imagens inéditas e raras, com momentos importantes da vida pública do ex-presidente da república, como os períodos em que foi prefeito de Belo Horizonte de 1940 a 1945; governador do estado de Minas Gerais em 1951; e presidente do Brasil em 1956.

Por sua vez, a mostra “Dr. Juscelino, o médico que pensou o Brasil” estará aberta ao público para visitação de 9 de janeiro a 7 de fevereiro de 2026, com a curadoria de Fábio Chateaubriand, cientista social, pós-graduando em Gestão de Empreendimentos Culturais pela PUC Minas e diretor cultural da Casa de Juscelino em Diamantina. O público poderá contemplar imagens e registros da formação médica de Juscelino Kubitschek, assim como suas experiências profissionais na Santa Casa de Belo Horizonte e o seu período de especialização em Urologia em Paris.

O Dr. Wagner Eduardo Ferreira, presidente da Feluma, reforçou a importância da relação histórica entre Juscelino Kubitschek e o médico Lucas Machado, idealizador da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG). “Cofundador da instituição e grande parceiro dos professores na década de 1950, JK foi um líder diferenciado, que conseguia enxergar muito mais longe do que a maioria das pessoas da época”, completa.

Para a secretária municipal de Cultura de Belo Horizonte, Eliane Parreiras, o evento proporcionou um momento muito relevante, “no qual a gente teve a oportunidade de conhecer mais dessa figura pública tão importante e emblemática no Brasil e no mundo, com um acervo raro a partir da pesquisa do Fábio Chateaubriand e da parceria com a Casa de Juscelino em Diamantina. Além de ser uma alegria e um privilégio poder ser parceira da Feluma nesta e em muitas outras iniciativas pela cultura de Belo Horizonte”.

Sobre o Teatro Feluma

O Teatro Feluma é uma iniciativa da Fundação Educacional Lucas Machado, mantenedora da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG), que tem por objetivo ampliar oportunidades para que artistas e produtores mineiros viabilizem projetos culturais, além de promover a integração das artes com o ensino acadêmico. O equipamento cultural faz parte do Circuito Liberdade.

Localizado no 7º andar do prédio da FCM-MG, o espaço abriga a sala de espetáculos Prof. Dr. Geraldo Magela Gomes da Cruz, com plateia de 383 lugares e preparada para receber espetáculos teatrais, musicais, de dança, além de eventos corporativos.

Dentro do propósito de incentivar e favorecer a prática científica e o aprendizado, o espaço também tem em sua programação seminários, congressos e outras atividades acadêmicas, integrando arte, ciência e educação. Com forte vocação para propiciar ensino e formação multidisciplinar, a FCM-MG acredita que essa iniciativa amplia o aprendizado ao associar cultura e educação.

Posts relacionados

Solenidade contou com lançamento de documentário e abertura de exposição   Na noite desta quinta-feira (11), o Teatro Feluma recebeu uma ação conjunta dedicada à memória e ao legado do...
15 dezembro 2025
Com cooperação do fundador da Direcional Engenharia, Ricardo Valadares Gontijo, HUCM-MG consegue agilizar procedimento de paciente na fila do SUS O paciente Pedro Antônio de Rocha Brito, de 44 anos,...
17 outubro 2025
Na última semana, o Conselho Deliberativo da Feluma, reuniu-se em sua sede, para deliberar sobre as Demonstrações Financeiras de 2024 (foto). Conforme previsão estatutária, a reunião ocorreu após os Conselhos...
13 abril 2025
Rolar para cima